Nova regra de trânsito que permite conversão à direita mesmo com semáforo fechado gera polêmica

As novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrou vigor nesta segunda-feira (12), permite que os motoristas façam conversões à direita mesmo com o semáforo fechado.
De acordo com o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro, a manobra poderá ser feita desde que haja placa que sinalizando a permissão.
“Além disso, o motorista deverá observar as condições de segurança. Deve verificar, por exemplo, se há pedestres atravessando a pista”, afirmou Carneiro, durante coletiva para apresentação das mudanças  na legislação de trânsito.
A nova permissão gerou descontentamento de especialistas. O engenheiro Sérgio Ejzenberg, mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), fez críticas a mudança. “Considero extremamente negativo pois relativiza o direito do pedestre em seu exíguo tempo de travessia”. “Em áreas congestionadas, como metrópoles, esse recurso não é utilizado devido ao risco de atropelamentos. Onde há poucos pedestres, é uma manobra normalmente desnecessária e perigosa. Essa permissão deve ser estudada caso a caso, ” disse o engenheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *