The Body Shop e AMPARA Animal se unem no Brasil em defesa da proibição de testes em animais na indústria cosmética

Marca inglesa de produtos naturais encampa campanha global para acabar com a prática em todo o mundo
A The Body Shop, rede inglesa de cosméticos naturais, acaba de unir forças com a AMPARA Animal, Oscip brasileira de proteção animal, em prol da campanha Forever Against Animal Testing (Para Sempre Contra teste em Animais), que consiste em um abaixo assinado global liderado pela marca para ser submetido à Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é banir, até 2020, testes em animais com finalidade cosmética em produtos e ingredientes em todo o mundo.
A parceria entre as organizações prevê uma série de ações conjuntas para ampliar a conscientização em relação aos testes em animais na indústria cosmética, além de angariar assinaturas para o abaixo assinado e chamar atenção para a causa da proteção animal no Brasil.
“Além do apoio global da Cruelty Free International, ter no Brasil a AMPARA Animal trabalhando conosco é uma enorme conquista. Certamente, a causa ganhará ainda mais força para conseguirmos chamar atenção da importância da aprovação de uma lei nacional contra testes em animais, além de coletar todas as assinaturas necessárias para levarmos essa petição até a ONU”, diz Karina Meyer, Diretora de marketing da The Body Shop Brasil.
A campanha Para Sempre Contra teste em Animais teve início em maio de 2017 com a meta de coletar 8 milhões de assinaturas. A expectativa é influenciar a legislação dos 189 países signatários da ONU, levando em consideração que 80% de todo o mundo não tem leis que proíbam os testes em animais na indústria cosmética, inclusive o Brasil.
Até agora, foram coletadas mais de 5 milhões de assinaturas no mundo e o Brasil está entre os 10 países que mais contribuíram.
“A Aliança entre The Body Shop e AMPARA Animal veio para fortalecer o movimento contra os testes em animais na indústria cosmética. Com essa união alcançaremos resultados mais expressivos neste objetivo em comum, um mundo mais ético e justo, não somente para os animais, mas para todos nós”, explica Juliana Camargo, presidente da AMPARA Animal.
No ano passado, o foco da iniciativa foi conscientizar e derrubar mitos em torno dos testes em animais e das alternativas disponíveis no mercado para substituir a prática. Em 2018, a meta é atingir os 8 milhões de assinaturas e apresentar o documento à ONU, para que seja convocada uma convenção internacional sobre a proibição de testes com finalidade cosmética em animais.
Finalmente, em 2019, com a ajuda da ONU, o objetivo é promover aproximação com governos e agências internacionais para criar a lei. No Brasil, as assinaturas vêm sendo coletadas nos 120 pontos de venda da marca e pelo site.
Sobre a The Body Shop
Fundada em 1976 por Anita Roddick em Brighton, na Inglaterra, a The Body Shop é uma marca global de beleza. A The Body Shop pretende fazer uma diferença positiva no mundo, oferecendo produtos de alta qualidade e inspiração natural, produzidos de forma ética e sustentável. A The Body Shop foi pioneira na filosofia de que o negócio pode ser uma força para o bem e, depois de ser adquirida pela L’Oréal em 2006, está ampliando sua visão. A The Body Shop tem mais de 3.000 lojas em mais de 60 países. No Brasil desde outubro de 2014 a marca conta com 120 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.
A The Body Shop e a luta contra teste em animais
A The Body Shop foi a primeira marca internacional de beleza a fazer campanha contra a prática de testes com animais para fins cosméticos em 1989, conduzindo a uma proibição à escala europeia de testes em animais em 2013. A campanha, realizada em parceria com Cruelty Free International, teve 1 milhão de assinaturas coletadas e desencadeou progressos significativos em toda a região da Ásia-Pacífico.
 Sobre a AMPARA Animal
 A AMPARA Animal é uma organização sem fins lucrativos fundada em agosto de 2010, por um grupo de mulheres com um objetivo em comum: conscientizar a sociedade e transformar a dura realidade de cães e gatos rejeitados e abandonados no Brasil. Engajada nos projetos da causa a animal a instituição conta com time de colaboradores e voluntários que participam e vivenciam os projetos sociais. Suas campanhas são estreladas com amor e dedicação por artistas e artistas que doam seu tempo e sua imagem em prol dos animais desamparados. Em parceria com clínicas veterinárias, a instituição cuida da saúde de animaizinhos carentes e abandonados, e promove eventos de adoção para que cães e gatos tenham a chance de encontrar um lar repleto de amor e proteção. Sete anos de atuação que somam-se meio milhão de animais amparados com medicamento, ração, vacina, tratamento veterinário, campanhas de adoção e castração. Mais de 240 ONGs e protetores independentes cadastrados que são beneficiados em sistema de rodízio. Em 2016 a AMPARA Animal ampliou sua atuação para o seguimento de animais Silvestres.
Sobre a Cruelty Free International
Cruelty Free International é uma das mais antigas e respeitadas organizações de proteção animal do mundo. Considerada como uma autoridade em questões de testes em animais e convocada por governos, jornalistas, empresas e órgãos oficiais para aconselhamento ou opinião de especialistas, foi a primeira grande organização sem fins lucrativos a fazer campanha contra os testes em animais com fins cosméticos nos anos 70. Liderando a campanha de 20 anos para proibir cosméticos cruéis na UE, ela tem influenciado proibições em países como Índia, Nova Zelândia e Coréia do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *