SP apresenta ranking de cidades que mais vacinaram contra a Covid-19

Foi apresentado na última sexta-feira (12), pelo Governador João Doria, apresentou o ranking das dez cidades do estado de São Paulo que mais vacinaram suas populações contra a Covid-19. A lista compara as médias de imunização de acordo com a população total de cada município e, deverá ser ampliada para se verificar avanços, identificar gargalos  assegurar transparência e uniformizar a velocidade da campanha nas 645 cidades de São Paulo.
“É uma forma de incentivar a vacinação e o bom trabalho que, na sua expressiva maioria, Prefeitas e Prefeitos do estado de São Paulo vêm realizando na vacinação”, afirmou Doria. O Governador disse ainda, que a campanha em São Paulo atende às recomendações do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde.
Segundo dados do Vacinômetro, programa criado pelo governo, com aplicativo onde se pode verificar a situação da vacinação em tempo real,  às 13h de sexta-feira (12), a campanha iniciada no dia 17 de janeiro já vacinou mais de 1,3 milhão de pessoas, o equivalente a 2,8% dos 44,6 milhões de habitantes do estado.
No ranking municipal, que inicialmente só foi aplicado a cidades com mais de 100 mil habitantes, São Caetano do Sul tem a campanha mais veloz até o momento, com 8,1% da população local vacinada. Abaixo da cidade do ABC paulista, estão Catanduva (7,2%), Botucatu (7%), Barretos (6,3%), Santos (5,8%), São José do Rio Preto (5,7%), Jaú (5%), Araçatuba (5%), Araraquara (4,9%) e Marília (4,8%).
De acordo com o Governo do Estado o ranking será atualizado semanalmente e usará dados  demográficos da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados).
A meta é integrar o novo painel ao Vacinômetro nas próximas semanas e permitir consultas específicas por faixas etárias e média de vacinados a cada 100 mil habitantes.
Com os dados, a Secretaria da Saúde vai poder orientar as Prefeituras a solucionar problemas e apontar medidas bem-sucedidas em outras localidades para otimizar e agilizar à campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo estado.
Os dados gerais da vacinação no estado e individualizados por município podem ser consultados no Portal do Governo de São Paulo, no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. O gráfico com o ranking divulgado nesta sexta pode ser obtido no link issuu.com/governosp/docs/munic_pios_que_mais_vacinaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *