São Paulo ganha novos pontos de vacinação no sistema drive-thru e nas UBSs e AMAs da capital

A vacinação de idosos com mais de 90 anos na cidade de São Paulo contra a Covid-19 ganhou nesta segunda-feira (8), novos pontos de imunização. A partir desta segunda-feira a capital contará com unidades de atendimento drive-thru e também atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS).
Cinco postos de vacinação no estilo drive-thru,  vão funcionar em alguns pontos da cidade, como estádios, igrejas, além do Anhembi e o autódromo de Interlagos.
De acordo com  o governo estadual, as unidades drive-thru, são para garantir a segurança dos idosos, que formam a faixa etária mais vulnerável à Covid-19 no estado, com a maior taxa de letalidade decorrente da doença.
Neste modelo, os idosos são vacinados de dentro do carro, sem necessidade de entrar em hospitais ou postos de saúde, onde há elevada circulação de vários tipos de vírus.
No posto montado no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul, uma família chegou antes das 5h para garantir o primeiro lugar na fila. Dona Izilda chegou ao local por volta das 4h50 para “guardar vaga” e conseguir vacinar o sogro.
“Foi com muito sacrifício. Meu sogro não queria vir. Eu cheguei nele e falei: se o senhor não tomar essa vacina, eu não venho mais na casa do senhor. Graças a Deus estou aqui e ele vai ser o primeiro a tomar”.
A Prefeitura de São Paulo também está ampliando a vacinação contra a Covid-19 para as 468 UBS da cidade e 87 AMAS Integradas, além de criar quatro unidades Centros-Escolas que atenderão os idosos em ambientes mais amplos e arejados.
A expectativa da secretaria municipal de Saúde é imunizar quase 33 mil pessoas desta faixa etária em toda a cidade nessa primeira fase do programa de imunização.
A previsão é a de que os idosos na faixa etária entre 85 e 89 anos comecem a ser imunizados no dia 15 de fevereiro.

Confira com o Jornal do Monotrilho os Postos de vacinação drive-thru na capital paulista:

Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller; Estádio Neo Química Arena (Corinthians); Autódromo de Interlagos; – Rua Jacinto Júlio, portão EHN;
Anhembi – Rua Olavo Fontoura – Portão 38;
Igreja Boas Novas – Rua Marechal Malet, 611 – Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo;

Já os quatro centros-escola criados pela prefeitura ficam nos seguintes endereços:

Centro-Escola Barra Funda
Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283
Centro-Escola Vila Mariana
Rua Ambrosina de Macedo, 94
Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 925Centro
Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã
Av. Vital Brasil, 1.490
A vacinação nos drive-thrus ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.
 A orientação para evitar aglomerações, é que os idosos de sejam acompanhados por apenas uma pessoa. Segundo a prefeitura, também terá início nessa segunda feira a imunização a domicílio, atendendo os idosos em suas residências.
Segundo a Prefeitura, o município já vacinou 1/3 dos idosos com mais de 90 anos na cidade de São Paulo desde sexta-feira (5).
No primeiro dia da campanha foram 12.914 idosos imunizados contra a Covid-19. Com isso, a cidade chega a um total de 213.619 mil pessoas imunizadas até o sábado (6).
Na terça-feira (11) terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.
Para agilizar o atendimento, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *