Que tal acampar no feriado de 7 de setembro?

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é de feriado que cai na sexta-feira. Podemos usar a data para descansar, estar com família ou amigos, passear e acampar. Sair um pouco do agito da cidade e buscar refúgio na natureza é uma boa pedida para aproveitar a folga e recarregar energias.

Porém, é preciso se preparar. Para que a aventura não se torne uma missão impossível cheia de imprevistos e desastres o portal

colaborativo Lugares pelo Mundo fez essa lista com 3 dicas indispensáveis para qualquer acampamento.

1-  O camping

É muito importante escolher um local onde se tenha o mínimo de estrutura para acampamento. É claro que tudo depende, de qual é a sua intenção, do local, da quantidade de dias. Ou seja, tudo é relativo.

Porém para campistas de primeira viagem, aconselhamos que escolham um camping que tenha estrutura de cozinha e banheiro. Até chuveiro quente é possível ter. Esqueça a ideia de que é perrengue. É possível sim acampar com (o mínimo) de conforto. Então busque um local que tenha uma boa estrutura para oferecer.

Além disso busque recomendações. Sabemos que fotos enganam, é bom ver comentários de quem já foi. Tenha um mapa do local. Nem sempre ter apenas o gps do celular é o suficiente, ainda mais se o lugar em questão for em meio a natureza.

Dica extra: Confira antes a previsão do tempo.

2- Barraca e utensílios

Esse também é um ponto fundamental. Afinal, para acampar é preciso ter barraca. Ao pesquisar um pouco sobre barracas é possível perceber que os valores variam muito. Isso pois a qualidade das barracas também. Existem aquelas que são resistentes até a neve e as chamadas barracas de verão. Portanto, por isso o primeiro ponto é muito importante. Saber onde se está indo, é imprescindível em sua escolha.

Se você acampa ou deseja fazê-lo com uma certa frequência, o indicado é investir em uma de qualidade. Aquelas que são vendidas nos supermercados também funcionam se for para um final de semana e a previsão do tempo não acusar chuva. Fique atento apenas aos grampos, que são “ferrinhos” que você usa para prender a barraca no chão.

Alguns itens importantes para levar: lanterna, repelente, saco de lixo, papel higiênico. Evite levar muita roupa, afinal tudo pesa. Então seja minimalista nesse quesito e leve apenas o essencial. Se for cozinhar, pense antes o que vai preparar e leve só o que for usar de fato.

Colchão de ar nem sempre é uma boa ideia, já que você vai ter que enchê-lo e a chance de furar e você acordar no chão sempre existe. Colchonetes geralmente funcionam melhor. Mas tudo depende, é claro, do seu gosto. Isso já é questão de escolha mesmo.

Dica extra: Não esqueça isqueiro/fósforo e kit primeiro socorros.

3 – O terreno

Depois de escolher o lugar e arrumar os apetrechos de camping, finalmente você chega ao local. Opte por chegar ainda de dia, para poder ver com atenção onde você vai levantar o acampamento. Observe o terreno. Escolha um lugar macio, isto é, livre de pedras e que não seja um buraco. Limpe o local, tire galhos, pedras, tudo que possa furar a parte de baixo da barraca.

Busque a sombra de alguma árvore, e monte a barraca embaixo. Acordar com o sol te esquentando pode não ser uma experiência muito agradável.  E caso chova, as folhas te ajudam na proteção.

Aprenda na prática

Observando esses três pontos, o resto se aprende na prática. Conhecimentos que você vai adquirindo para as próximas vezes. Estar em contato com a natureza é libertador, experimente e depois nos conte como foi sua vivência.

Saiba mais dicas e conheça mais sobre o mundo e suas peculiaridades no portal colaborativo, Lugares pelo Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *