Piloto Alessandro Zanardi volta a falar após seis meses de grave acidente

Alex Zanardi, piloto italiano, seis meses após sofrer grave acidente, voltou a falar. A neurocientista Federica Alemanno, do hospital San Raffaele, em Milão, revelou a informação ao jornal Corriere della Sera.
O piloto passou por um processo chamado craniectomia acordada. Que é um procedimento cirúrgico feito em pouquíssimos centros médicos da Itália, normalmente usado para retirada de tumores ou malformações.
“Foi uma emoção muito grande quando ele voltou a falar. Ninguém acreditava. Ele estava ali, e falou com a família”, revelou a médica, especialista no tratamento.
Em recuperação, Zanardi já apresentava condição neurológica estável em dezembro, quando já havia recuperado as funções vitais, chegando a acenar com o polegar.
Em 19 de junho de 2020, Zanardi sofreu um acidente quando competia em uma bicicleta adaptada na cidade de Pienza. O ex-piloto se chocou com um veículo pesado e sofreu diversos  traumas, sendo removido do local de helicóptero. O procedimento na cabeça de Zanardi aconteceu pouco mais de duas horas após a notícia de seu acidente.
O italiano participava de uma das etapas do revezamento Obiettivo Tricolore (Objetivo Tricolor), uma jornada que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas olímpicas. Os participantes da prova se deslocavam entre duas etapas e passavam pelo km 146 da estrada entre Pienza e San Quirico d’Orci quando o acidente aconteceu.
Segundo relatos, Zanardi perdeu o controle, entrou na contramão e acabou atingido por caminhão.
Alessandro Zanardi apareceu para o mundo do automobilismo em 1991, quando foi vice-campeão da F3000, perdendo para Christian Fittipaldi. Foi ainda no fim daquele ano que o italiano chegou ao grid da Fórmula 1, realizando três corridas com a Jordan. Nas temporadas seguintes, passou sem brilho por Minardi e Lotus até rumar para a Indy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *