Outubro Cultural em São Paulo

Oficinas e espetáculos de teatro e dança gratuitos para crianças e adultos são destaques

 A partir do dia 4 de outubro, a cidade de São Paulo recebe oficinas e espetáculos de dança para adultos, como parte do projeto Plurais de Dança, e ainda apresentações teatrais para crianças.

As oficinas de dança são gratuitas, não exigem experiência prévia e contemplam as modalidades contemporânea, afro-brasileira, urbana e de salão, além das aulas para a introdução ao método de improviso, o DanceAbility.

Já os espetáculos têm custos de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada) e contam com mediação da artista e gestora de dança Nirvana Marinho. Estarão em cartaz, entre outros, “Ladrão”, uma reflexão sobre o comportamento humano; “YEBO”, que aborda a exploração mineral e suas consequências; “Bota a Cara no Sol”, crítica política envolvida pela estética Pop Art; “Dos Olhares nasce o Grito”, do núcleo Iêe e que relata, através do corpo, a subversão do jovem de periferia que é marginalizado pela sociedade; e o solo “Vira-Lata”, em que o bailarino e coreógrafo Tiago Oliveira faz uma analogia entre os animais abandonados que andam famintos pelas ruas e a desigualdade social, que muitas vezes trata o ser humano como bicho.

Por fim, as JAMs Sessions também serão gratuitas e abordarão a dança de maneiras diversas e sensíveis como é o caso da “Mulher da Dança Urbana”, que tem como foco mostrar a força feminina e o empoderamento da mulher dentro da cultura Hip Hop.

Os espetáculos teatrais infantis não têm custo e a classificação indicativa é livre. Dentre as três peças que serão exibidas estão “Mané Boneco”, do grupo Zumb.Boys, inspirado em um boneco brasileiro bastante famoso, “Kelvin, o vira-lata”, que conta a história de um cão em busca de um novo lar.

A programação completa das atividades dos Plurais de Dança pode ser acessada em http://www.funarte.gov.br/danca/%E2%80%98plurais-de-danca%E2%80%99-entra-em-cartaz-no-complexo-cultural-funarte-sp/.

“O Corpo da Mulher em Campo de Batalha”

Também a partir do dia 21 de outubro, a espetáculo “O Corpo da Mulher em Campo de Batalha”, que narra o encontro de duas mulheres depois da Guerra da Bósnia – uma terapeuta norte-americana e uma jovem violentada -, será itinerante e estará em cartaz em diversas salas de teatro da cidade aos sábados (às 20h) e domingos (às 18h) até o dia 19 de novembro:

 21 e 22 de outubro

Centro Cultural Santo Amaro (Rua Antonio Bandeira 114, Santo Amaro, São Paulo)

 28 e 29 de outubro

Teatro Flávio Império (R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba)

 4 e 5 de novembro

Centro Cultural da Juventude (Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha)

 11 e 12 de novembro

Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473 – Centro)

 18 e 19 de novembro

Centro Cultural Vila Formosa (Av. Renata, 163 – Vila Formosa)

A classificação etária é 14 anos. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com 1h de antecedência.

 

Projetos

Todas as atividades fazem parte dos projetos “Plurais de Dança” e “Corpo da Mulher”, realizados e produzidos pela Baile Soluções Culturais, produtora com experiência em gestão cultural, e apresentados pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).

O primeiro foi contemplado pela FUNARTE em julho deste ano no Edital para a ocupação da Sala Reneé Gumiel, que tinha como foco criar diálogos entre atividades culturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *