Ministério da Saúde lança aplicativo de acompanhamento de vacinação em tempo real

O Ministério da Saúde anunciou que disponibilizou o aplicativo Conecte SUS.
O APP serve para o acompanhamento em tempo real da situação vacinal de cada cidadão brasileiro. De acordo com o ministério, cada dose aplicada será registrada na carteira digital de vacinação do usuário, identificado por meio do CPF ou do CNS (Cartão Nacional de Saúde). Serão registrados o tipo de vacina, o lote de fabricação e a data em que foi tomada a dose do imunizante.
“Com esta ferramenta, em virtude da possibilidade de uso de mais de uma vacina na imunização da população brasileira, será possível que o agente de saúde aplique a segunda dose da vacina correta na data prevista, assim como que evite que uma pessoa tome doses de vacinas de laboratórios diferentes, o que poderia acarretar eventos adversos desconhecidos e indesejáveis”, afirmou o Ministério da Saúde por meio de nota.
A falta do cadastro do cidadão não impedirá que a pessoa seja vacinada. O uso do aplicativo não será obrigatório. Caso o paciente ainda não esteja cadastrado nas bases de dados do Ministério da Saúde, o profissional poderá registrá-lo no momento do atendimento, utilizando o CPF ou do CNS.
Pacientes que possuam comorbidades serão pré-cadastrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Aqueles que não tiverem sido pré-cadastrados poderão apresentar comprovante que demonstre a inclusão a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, etc.) no momento da vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *