Metrô inaugura nova subestação de energia da Linha 15-Prata

Subestação Primária Iguatemi permite a circulação de mais trens e atender as futuras estações da linha

O Metrô inaugurou nesta quarta-feira (06) a Subestação Primária Iguatemi, que vai ampliar o fornecimento de energia da Linha 15-Prata. Essa infraestrutura permite a colocação de mais trens em circulação e atender as duas novas estações até Jacu Pêssego, que estão em implantação.
A subestação foi conectada à rede da fornecedora de energia e agora passará pelos testes de carga, parametrizações e proteções adequadas. Parte desses testes serão feitos com a energização da via e circulação de trens durante a madrugada, enquanto a linha estará fechada aos passageiros.
A Primária Iguatemi vai receber a carga energética da concessionária na tensão de 88.000V e transformá-la em 22.000V, com potência de 33,3MVA (megavoltampere). Para isso ela é equipada com dois transformadores trifásicos, seccionadoras e disjuntores que modificam a carga elétrica para tração dos trens e alimentação dos sistemas de média e baixa tensão (ventilação, ar-condicionado, escadas rolantes, elevadores e iluminação).
Localizada na Rua Andre de Almeida, 1.673 – a cerca de 1 km da estação Jardim Colonial – a Iguatemi conta com 1,6 mil m² de área construída, sendo 1,2 mil m² somente da sala elétrica, ocupando um terreno de 5,5 mil m²
Com o funcionamento da Primária Iguatemi, a Linha 15-Prata passa a ter duas subestações para o fornecimento de energia. A outra é a Subestação Primária São Lucas. Cada subestação deverá alimentar um setor da linha, sendo que na falta de uma delas, a outra poderá suprir a energia de toda a linha sem afetar a operação, trazendo mais confiabilidade ao sistema.
Essa é só mais uma etapa da ampliação da Linha 15 em execução pelo Metrô, que também já contratou as obras das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, iniciando seu projeto executivo, além do Pátio Ragueb Chohfi. A Companhia também encomendou mais 19 novos trens e trabalha no edital para contratar a extensão sentido oeste, com a estação Ipiranga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Posso lhe ajudar?