Lockdown nas 9 cidades da baixada santista começa nesta terça

Nesta terça-feira (23), entra em vigor o lockdown em nove cidades da baixada santista.
As restrições implementadas pelo lockdown valem até 4 de abril.
O anúncio do lockdownfoi feito pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista e prefeito de Santos, Rogério Santos, que explicou a necessidade. “São medidas duras mas que, infelizmente, temos que tomar agora para preservar vidas. Os especialistas em Saúde nos passaram um quadro assustador no encontro realizado quinta-feira”, declarou Rodrigo.
Em Santos, será montada uma força tarefa com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal para realizar a fiscalização da circulação de pessoas e veículos.
A circulação na cidade só será permitida para a compra de remédios, atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais, embarque e desembarque em terminal rodoviário, atendimento de urgências e outras necessidades essenciais.
De acordo com a prefeitura, o descumprimento das medidas do lockdown poderá gerar multas que variam de R$ 300 a R$10 mil aos infratores.
Pessoas que forem abordadas em circulação deverão portar documentos pessoais e de seus veículos e também nota fiscal de compra de medicamento, receita médica, ou atestado de comparecimento a alguma unidade de saúde. Também será necessário ao trabalhador portar carteira de trabalho, holerite, ou outro documento que  comprove a prestação de serviço autorizado no decreto, tíquete ou imagem da passagem de ônibus.
O transporte público funcionará com horário reduzido pela manhã e ao final do dia.  Os ônibus não circularão aos sábados, domingos e feriados. Cada cidade definirá os horários de circulação.
No período que estiver vigorando o lockdown estão proibidas as feiras livres. Hotéis, pousadas, pensões, motéis e outros estabelecimentos de hospedagem só atenderão clientes corporativos, com todas as áreas de lazer e recreação fechadas. Também estão suspensos os serviços de drive thru.
Com relação ao serviço bancário
Será permitido apenas o autoatendimento, sem serviços internos (com exceção dos relacionados à segurança e manutenção). As filas nos caixas devem ser espaçadas com distância de 3 metros.
Os supermercados poderão funcionar com capacidade de até 70% dos produtos essenciais (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal) até as 20h. Aos sábados e domingos, poderão funcionar apenas com delivery. A mesma regra se aplica às padarias, açougues e mercearias. As praias permanecem fechadas e a fiscalização será intensificada , é o que prometem as prefeituras das cidades da baixada santista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *