CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO OFERECE CURSO GRATUITO DE ‘LEITURA COMO POLÍTICA PÚBLICA E DIREITO DE CIDADANIA’

POLÍTICA

Leitura como Política PúblicaCom o intuito de retratar o panorama do processo de elaboração e aprovação do Plano Nacional do Livro e Literatura e do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, o curso “A leitura como política pública e direito de cidadania” ainda encontra-se com inscrições abertas. Apesar de seu início previsto para esta quinta (15) às 19h, até o presente momento, as vagas ainda não foram inteiramente preenchidas. De caráter gratuito, o curso tem por objetivo discutir, diante de uma ótica distinta, o agendamento, a formulação e a implementação de políticas públicas do livro. O foco é abordar e debater a leitura como direito de cidadania.

Sob a coordenação do professor doutor José Castilho Marques Neto (MinC/UNESP), na programação estão previstas as mesas: “Democratização do acesso à leitura e o papel da mediação: o que define o acesso, instrumentos e ações contemporâneas”, com Dolores Prades (Instituto Emília) e José Vandei Silva de Oliveira (Tenda Literária – a conf.); “O valor simbólico da leitura, seu lugar institucional na Política Pública e a Economia Criativa: a história e a contemporaneidade de múltiplas possibilidades”, com Nabil Bonduki (Secretário Municipal de Cultura) e João Luiz Cardoso Taipas Ceccatini (UNESP – a conf.); “Políticas Articuladas de Leitura entre a Educação e a Cultura: história, impasses, desafios, possibilidades.”, com Paulo Gabriel Soledade Nacif (SECADI/MEC) e Bel Santos (IBEAC/SP e LiteraSampa – a conf.); “A leitura Literária como principal formadora de leitores plenos: literaturas clássicas e contemporâneas, a literatura periférica das metrópoles, o papel do escritor.”, com Rodrigo Lacerda (Escritor) e Aldemiro “Sacolinha” Alves de Souza (Escritor), ‘Formação de Leitores e as diversidades: A importância da Leitura na afirmação da igualdade nas relações étnico-raciais, nas relações de gênero e das identidades LGBT na metrópole paulistana’, com Alexsandro Santos (CMSP) e Dario Ferreira de Sousa Neto (FFLCH/USP), entre outras.

O evento é promovido pela Escola do Parlamento, no Auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP (Av. Prof. Ascendino Reis, 1130 – Vila Clementino, São Paulo). As inscrições podem ser feitas pelo site da Câmara no endereço eletrônico http://goo.gl/KLIsFT, ou pelo telefone 5080-1387.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *