Guti reune especialistas para discutir Guarulhos

Na manhã do último sábado, 16, o vereador e prefeituravel Guti reuniu na sede do PSB Guarulhos especialistas das áreas de segurança, esporte, trânsito e transporte, para discutir a cidade.

Divididos em três núcleos de discussão, Guti conseguiu reunir Delegados e agentes da Policia Federal, Civil, Militar e Guarda Municipal para discutir um novo modelo de segurança pública para Guarulhos.

“A iniciativa de reunir especialistas e técnicos de cada área para discutir a cidade é louvável. O que mais vemos hoje, em todos os níveis de governo, é a ocupação de cargos importantes por parte de políticos em troca de apoio e não de pessoas preparadas.”, comentou Gustavo Mesquita, Delegado da Polícia Civil da divisão de Antisequestro.

Já para o Delegado Federal, Edmilson Bruno, o desafio é usar a Guarda Civil Metropolitana de maneira mais efetiva.

“O Poder Público precisa enxergar a GCM como mais um garantidor da ordem pública. A Guarda não deve ficar limitada apenas na proteção do patrimônio público, ela precisa de legitimidade de ação, seja ostensivamente ou preventivamente. Para isso ela precisa estar bem equipada e ser valorizada.”, enfatizou o Delegado Federal.

Assim como aconteceu com o núcleo de segurança, o vereador trouxe para debater o esporte na cidade alguns expoentes da área como o atleta olímpico, Wilson David, um ex-membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e gestores de capitação de recursos para esporte público.

“Esporte não é só esporte. Esporte é educação, esporte é saúde, esporte também é segurança. O esporte ajuda no combate ao consumo de droga, consequentemente ao tráfico. Esporte é desenvolvimento econômico, esporte é assistência social, esporte é meio ambiente.”, argumentou Marcelo Rezende, ex-membro do COI.

“A matricialidade do esporte é muito importante, mas percebe-se que nos municípios, estados e até no país se tornou a última moeda de troca nas barganhas políticas.”, completou.

Para falar de trânsito e transporte, o grupo foi formado por trabalhadores e especialistas da área, que interagiram com o vereador em um debate no qual foi discutido o atual modelo de mobilidade urbana da cidade.

“Esse encontro foi muito importante para debatermos os problemas da mobilidade urbana. Ao lado de um corpo técnico que vivencia o dia a dia da cidade, nessa primeira reunião já foi possível pensar em algumas soluções mais adequadas para Guarulhos” falou Giuliano Locanto, gestor de infraestrutura urbana e sistema de transportes.

Segundo Guti, outras reuniões como essa, discutindo todas as áreas da municipalidade, já estão agendadas e acontecerão periodicamente, para que as reflexões dos encontros resultem em novas soluções para as políticas públicas de Guarulhos.

“Os eventos têm como objetivo reunir experiências, práticas e a ampla base teórica para que possamos entregar ao cidadão guarulhense uma política à altura da cidade. Com profissionais competentes, bons técnicos em cada área e um time experiente, é possível fazer diferente.”, garantiu Guti.

 

 

 

Rodrigo Buffo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *