Guarulhos e cidades do Alto Tietê decidem adiar decisão sobre antecipação de feriados

Na tarde do último domingo (21), os prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), se reuniram com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, incluindo o prefeito de Guarulhos, Guti, e decidiram adiar a decisão sobre a possível antecipação de feriados como forma de ampliar o isolamento social a partir da próxima sexta-feira.
Os prefeitos chegaram a solicitar apoio da Polícia Militar em ações locais de cada município, mas diante da falta de ações efetivas por parte do Governo do Estado, em garantir apoio às ações locais de combate à possíveis aglomerações, festas clandestinas e etc, em votação realizada entre os 10 prefeitos que participaram do encontro do Alto Tietê, os mandatários municipais reprovaram por enquanto a antecipação de feriados, como vinha sendo discutido desde a semana passada.
Um novo encontro deverá acontecer na tarde desta terça-feira (23), para avaliar o andamento das negociações com o poder estadual, e então decidir se tomarão ou não novas medidas.
A capital irá antecipar 5 feriados municipais de 2021 e 2022 para vigorarem a partir da próxima sexta-feira, 26, emendando com a Sexta-feira Santa na semana seguinte. Com a medida, a cidade de São Paulo não terá dia útil entre 26 de março e 4 de abril, registrando assim um super feriado prolongado de 10 dias .
O prefeito de Guarulhos, Guti, chegou a defender que a medida de antecipação dos feriados fosse tomada de forma coletiva pelos municípios da região metropolitana de São Paulo. Porém, sem a garantia de apoio efetivo do Governo do Estado, que insiste em manter a autonomia da decisão sobre as medidas e ações práticas com os municípios, os prefeitos disseram não estarem seguros em adotar a antecipação dos feriados como forma de evitar aglomerações e consequentemente a disseminação da Covid-19.
Vale destacar que o apoio do governo estadual, sobretudo com ações de fiscalização e da Polícia Militar em coibir aglomerações e festas clandestinas, é muito importante para Guarulhos, já que a cidade é a das que mais tem realização de pancadões e bailes funk da região metropolitana de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *