Os funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciaram
que entrarão em greve,a partir da zero hora da próxima quinta-feira (15).
A greve foi definida durante reunião entre os Sindicato Sorocabana e os sindicatos dos Ferroviários e Engenheiros de São Paulo. A decisão devera atingir todas as linhas da CPTM.
“Reunimos a categoria em assembleias em cada sede seguindo todos os protocolos de segurança de saúde. Estamos em greve desde o dia 1º de abril, depois do calote que sofremos em relação ao PPR. A empresa também não aceita as cláusulas econômicas propostas para o ACT 21/22”, afirmou José Claudinei Messias, presidente interino do Sindicato da Sorocabana.
De acordo com o sindicato, a CPTM não realiza reajustes salariais há dois anos, e atualmente no ACT 21/22, está atrasando a data-base da nova proposta o que prejudica os trabalhadores da categoria.
Além disso, no que diz respeito ao pagamento do PPR 2020, a empresa não aceitou o acordo proposto pelo Ministério Público para a liquidação da dívida, que já tem duas parcelas vencidas.
A categoria afirma que os ferroviários estão na linha de frente e são considerados categoria essencial, e que falta consideração da empresa ou Governo Estadual.
A categoria reclama que durante a pandemia tiveram de comprar seus equipamentos de segurança, como máscara e álcool gel, que passaram a ser fornecidos exclusivamente após uma decisão judicial, resultado de uma ação judicial movida pelo Sindicato e Ministério Público.