Estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus
As estações do trecho entre as Estações Jardim Planalto e São Mateus mantém o partido arquitetônico adotado ao longo de todo o Empreendimento da Linha 15-Prata. Caracterizam-se por terem suas implantações elevadas em canteiro central ao longo da Avenida Sapopemba. Apresentam soluções estéticas em concreto aparente e aço com grandes vedações em vidro, garantindo aos espaços públicos plena ventilação e iluminação natural, onde se desenvolvem a plataforma, passadiço técnico e mezanino, formando um conjunto único linear. As plataformas são centrais, com 90m de comprimento e 9,90m de largura para acomodar duas Vias operacionais, com exceção da estação São Mateus que têm duas plataformas centrais com os mesmos dimensionais para três Vias operacionais, possuem cobertura com estrutura metálica em arco, passarelas de emergência nas extremidades, sistema de portas automáticas para embarque/desembarque em toda sua extensão, escadas rolantes, escadas fixas e elevadores. Estes equipamentos conduzem os usuários ao nível do mezanino, no qual estão localizados sanitários públicos acessíveis, linha de bloqueios, hall de bilheterias, área técnica/operacional e conexão com passarelas de ligação aos acessos e edifício técnico. As passarelas situam-se a 9,00m acima do nível das avenidas, de modo a garantir um gabarito viário de 7,60m em acordo com o gabarito para tráfego de cargas especiais (6,20m). As plataformas encontram-se a 16,00m acima dos logradouros.
Os acessos das estações situam-se em ambos os lados da Avenida Sapopemba. São equipados com escadas rolantes, escadas fixas, elevadores e bicicletários.
O revestimento de piso das áreas públicas será em pedra (granito) composto com piso tátil em porcelanato e os volumes verticais receberão revestimento de pastilhas cerâmicas e fechamentos em vidro translúcido e incolor.
Os ETO’s (Edifícios Técnicos) apresentam configurações funcionais dos tipos Mestre e Satélite, ou seja, “ETO” para Edifício Técnico/Operacional (salas técnicas e operacionais) e “ET” para Edifício Técnico (salas técnicas). Acomodam-se nestes edifícios os reservatórios de água de consumo e de incêndio, salas de média e baixa tensão, salas de trafos auxiliares e retificadores, sala de GGD, sala de baterias, sala de máquinas de ventilação auxiliar, escritórios, vestiários, refeitórios e, na cobertura, banco de resistores “AARU”. Os revestimentos externos são compostos por pintura, pastilhas cerâmicas e “brise solil” metálico.
As estações adotam conceitos de Reurbanização-Paisagismo que integram a paisagem do entorno aos elementos arquitetônicos. Possibilitando melhoria da qualidade dos espaços públicos através da integração com outros modais – andar a pé, ciclovia e ônibus – gerando conforto ambiental e beleza, de forma a garantir áreas de convívio “estar” e áreas verdes entre os acessos das estações e o sistema viário adjacente.
DADOS TÉCNICOS
EQUIPAMENTOS (unidades) | ESTAÇÃO
JARDIM PLANALTO |
ESTAÇÃO
SAPOPEMBA |
ESTAÇÃO
FAZENDA DA JUTA |
ESTAÇÃO
SÃO MATEUS |
Acessos | 02 | 02 | 02 | 02 |
Bilheterias Blindadas (guichês) | 02 | 02 | 02 | 03 |
Bloqueios | 06 | 06 | 06 | 18 |
Escadas Fixas | 03 | 04 | 03 | 04 |
Escadas Rolantes | 09 | 09 | 07 | 10 |
Elevadores | 03 | 03 | 03 | 04 |
Bicicletários (80 bicicletas) | 02 | 02 | 02 | 02 |
ÁREAS CONSTRUÍDAS (m²) | ESTAÇÃO
JARDIM PLANALTO |
ESTAÇÃO
SAPOPEMBA |
ESTAÇÃO
FAZENDA DA JUTA |
ESTAÇÃO
SÃO MATEUS |
Coberturas * | 1.734 | 1.734 | 1.734 | 3.076 |
Estações ** | 2.376 | 2.376 | 2.345 | 4.763 |
Passarelas | 154 | 110 | 171 | 267 |
Acessos e ETO’s (Edifícios Técnicos Mestre*/Satélite**) | ** 2.155 | * 3.360 | ** 2.018 | * 3.360 |
Total | 6.419 | 7.580 | 6.268 | 11.466 |
* Cobertura do Corpo da Estação.
** Corpo da Estação (mezanino, passadiço técnico e plataforma).