Estação Corinthians-Itaquera do Metrô completa 33 anos com implantação de novo sistema de sinalização e controle de trens

Há 33 anos, em 1° de outubro de 1988, a inauguração da estação Corinthians-Itaquera do Metrô transformou o perfil urbano da região. O funcionamento da estação incrementou o surgimento de serviços em seu entorno, como, por exemplo, o Poupatempo, unidades de ensino médio (ETEC) e superior (FATEC), além de opções de lazer como Shopping Metrô Itaquera e a Arena Corinthians.
Atualmente, com o objetivo de melhorar a circulação e a regularidade dos trens, bem como a oferta de lugares na Linha 3- Vermelha, o Metrô está instalando o CBTC (que em língua portuguesa significa Controle de Trens Baseado em Comunicação), um moderno sistema que possibilita reduzir o intervalo entre as composições sem perda da segurança operacional e colocar mais trens em circulação simultânea.
A estação Corinthians-Itaquera, que é totalmente acessível, tem integração com a CPTM e com 57 linhas de ônibus, sendo 52 municipais da SPTrans e cinco intermunicipais, gerenciadas pela EMTU.
Construída em elevado, no vale da Rua do Contorno, a estação conta com uma área de 30 mil metros quadrados. Tem nome duplo em homenagem ao Sport Club Corinthians Paulista e ao bairro de Itaquera. Na época de sua construção, o clube tinha um projeto para a construção de seu estádio, que foi inaugurado em junho de 2014, como Arena Corinthians.
A estação Corinthians-Itaquera completou a série de cinco inauguradas no segundo semestre de 1988, no lado Leste da cidade. Antes foram inauguradas as estações Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré e Artur Alvim. O atual traçado da Linha 3-Vermelha foi concluído em dezembro de 1988, com as entregas das estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda.

Compartilhe:

MAIS NOTÏCIAS

Mande-nos uma mensagem!