Erro no sistema do Carrefour fez produtos serem vendidos online com descontos de mais de 80%

Nesta quinta-feira (1), um erro no sistema de compras online da rede Carrefour gerou descontos que chegaram a ser maiores que 80% em diversos produtos.
Com essa falha no sistema, máquina de lavar, TV LED e Smartphones foram alguns dos produtos vendidos abaixo do preço no site do Carrefour
Uma máquina de lavar por exemplo, que originalmente custava R$ 2.449 estava anunciada a R$ 419,90.
O erro foi detectado e reconhecido pela empresa, que informou que está trabalhando
internamente para identificar o problema e saber como é porque aconteceu.
A marca avalia se vai estornar as compras, cancelar os pedidos ou recorrer a outra solução aos clientes que adquiriram produtos durante o período do bug.
Após o ocorrido e devido a gigantesca repercussão que os descontos anunciados geraram nas redes sociais, fazendo com que vários clientes aproveitassem os descontos e efetuassem compras online, o Carrefour foi notificado pelo Procon de São Paulo para esclarecimentos. “É uma providência nossa para que se explique o que aconteceu, se foi instabilidade no sistema, quantas vendas foram realizadas no período, quais descontos foram praticados. Vamos entender o cenário, vamos notificar para pedir esclarecimentos sobre isso”, afirma o chefe de gabinete do Procon, Guilherme Farid.
O órgão avaliará se os preços precisam ser mantidos ou não pelo Carrefour para os clientes que fizeram compras durante o bug em seu sistema.
“Se, de fato, constatar que foi um erro grosseiro do sistema em que produtos de alto valor estão sendo vendidos de ‘graça’, por um valor muito pequeno, de fato não dá para exigir do estabelecimento o cumprimento forçado da oferta. Por exemplo, uma máquina de lavar que está sendo vendida por R$ 10. Então aí a gente percebe que houve erro. A gente sabe que erros ocorrem e nesse caso não dá para se aproveitar de um erro quanto uma oferta publicada indevidamente”, declara Farid.
Porém , caso se identifique que o desconto foi “razoável”, a marca terá que manter os valores. “Já que a empresa permitiu ao consumidor finalizar a compra, clicar no botão, comprar e finalizar a compra. Aí sim o estabelecimento é obrigado a cumprir a oferta”, disse o representante do Procon.
Farid salienta que a avaliação do Procon-SP vai depender do “bom senso”. “Será analisado se o erro ou bug provocou um erro grosseiro ou não, ou se provocou um desconto que normalmente é dado pela empresa de modo que o consumidor não conseguiu desconfiar de que aquilo se tratava de um erro”, concluiu o chefe de gabinete do Procon-SP.
O Carrefour tem até a próxima quarta-feira (7) para responder a notificação do Procon.
Por meio de nota, a empresa se desculpou: “É 1º de abril, mas não foi brincadeira. O site do Carrefour Brasil apresentou problemas na madrugada desta quinta-feira e pedimos desculpas aos nossos clientes pelos transtornos. A empresa está entrando em contato diretamente com todos os clientes para seguir com os próximos passos”, salientou a rede de hipermercados francesa.

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