DICA DE VERÃO: Trilhas subaquáticas refrescam o verão no Parque Estadual Ilha Anchieta

As trilhas são gratuitas e qualquer pessoa acima de 12 anos pode participar

De 8 a 14 de janeiro, das 10h às 16h, o Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), situado em Ubatuba, em parceria com o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), realiza a 16ª edição de suas refrescantes Trilhas Subaquáticas. As inscrições podem ser feitas na hora, no stand montado pelos voluntários do Projeto. Todas as atividades são realizadas com a presença de monitores treinados e com equipamentos de segurança.

Durante este período, os visitantes do PEIA poderão passar pela incrível experiência de realizar mergulhos livres, passear de caiaque, conhecer espécies marinhas e entender um pouco mais sobre as mudanças climáticas e os ecossistemas existentes na Ilha.

Segundo o coordenador do projeto, Ricardo Mazzaro, o Projeto Trilha Subaquática visa promover transformação e enriquecimento pessoal dos participantes. “Esta é uma experiência única em termos de conhecimentos, afetividade e capacidades, que leva o participante a uma mudança de visão do mundo. Muitas vezes, despertamos aquela pessoa para o universo de atividades recreativas e profissionais relacionadas ao ambiente marinho e para a importância dos seus ecossistemas.”

Modalidades das trilhas
Trilha de mergulho livre – Nado equipado ao longo de 350 m de costão, com paradas nos pontos de treinamento e de interpretação ambiental. É acompanhada por balsa de apoio e segurança. Ideal para grupos de até quatro pessoas. Todo o percurso é supervisionado a partir de um bote que permanece estacionado.
Aquário natural – Ideal para quem quer conhecer a biodiversidade marinha, sem precisar mergulhar. Protegida das ondas e com profundidade inferior a 1 m, a piscina situada na Praia do Engenho possui pontos de interpretação para observar organismos, usando observadores ao invés de máscaras. Ideal para grupos de até cinco pessoas.
Trilha em caiaques – Este passeio é feito ao longo de 350m de costão, com paradas em pontos para interpretação do ecossistema. Prevista para grupos de duas. Inclui o uso de colete salva-vidas além dos demais equipamentos de segurança.
Trilha dos Ecossistemas – Consiste em caminhada terrestre ao longo de 300m, cortando região com diversidade de ecossistemas, enfatizando sua formação, evolução e idade geológica e suas características peculiares e sensibilidade. Trilha para grupos de até cinco pessoas acompanhadas por um monitor.
Trilha do Engenho e parte histórica – Até o dia 26, outro grupo de voluntários conduzirão os visitantes na trilha do Engenho e compartilharão informações sobre a história da Ilha Anchieta.Parque Estadual Ilha Anchieta
Com 828 hectares de extensão, sete praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do Estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Administrado pela Fundação Florestal, o PEIA proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo PEIA.
Serviço
Endereço Sede Administrativa: Avenida Plínio de França, Nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba-SP (Píer Saco da Ribeira)
Telefone:  (12)3842-1241
Email: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br
Ingresso: R$ 13,00 por pessoa
Isentos: Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *