Depois de 7 anos sem trainee, Santander lança novo programa

São Paulo – Os trainees estão de volta ao Santander. Após 7 anos sem elaborar um programa para formar futuros líderes, o banco abre na próxima segunda-feira as inscrições para o seu novo trainee com duração de um ano. “O último programa foi em 2009 e agora estamos voltando com tudo”, diz a VP de recursos humanos do Santander, Vanessa Lobato.

A decisão de dar um tempo nos programas de trainee, diz ela, foi tomada após a aquisição do Banco Real, em 2008, que exigiu um esforço grande em relação à cultura organizacional. “O banco precisava fazer um trabalho intenso de integração de culturas e por isso houve essa decisão de parar com o trainee”, diz a VP de RH.

Hoje, a fase é outra. “Estamos em um momento muito positivo, com uma base sólida, uma liderança forte com um olhar atento para identificar talentos. E o programa de trainee traz uma injeção de inquietude dos jovens que nos faz olhar para dentro e pensar no perfil que queremos para a nossa liderança”, diz Vanessa.

O programa é aberto a universitários de todas as formações, instituições e regiões do país e terá duração de um ano. “Quem me garante que alguém que estudou biologia, por exemplo, mas hoje se interessa pela área financeira não pode dar certo aqui no banco. Vemos tantos jovens que tiveram determinada formação mas mudaram os rumos da carreira”, diz Vanessa.

A diversidade pretendida pela seleção, aliás, foi uma característica que acompanhou todo o desenho do programa, criado em parceria com executivos de diversas áreas. Muitos deles são ex-trainees do banco ou de outras instituições. “Reunimos muitas visões diferentes, eu e minha equipe lideramos o processo, com o patrocínio do presidente do banco. Ele mesmo, Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil, também foi trainee, no começo de carreira.

Com base na experiência de quem já foi trainee, surgiu a ideia de elaborar um programa que vá além do dia a dia do escritório. Por isso, os selecionados nesta edição terão a oportunidade de conhecer as variadas atividades do banco: da rotina das agências e do banco de atacado à dinâmica das áreas administrativas. Os aprovados também terão a chance de viajar e atuar em várias cidades brasileiras para perceber o impacto das diferenças regionais no trabalho.

Como será o processo seletivo

Podem se candidatar universitários que estão na reta final de qualquer curso de graduação ou que têm até dois anos de formados. Na primeira etapa da seleção, os candidatos farão testes online de raciocínio lógico e inglês.

A fase seguinte será voltada à análise comportamental e o alinhamento dos jovens com a cultura do Santander. Há ainda uma outra etapa em que os candidatos deverão enviar um vídeo em que comentam um tema proposto pelo banco. “Foi um jeito que encontramos de adequar a linguagem ao universo dos jovens”, diz Vanessa

Os classificados serão convidados a participar de uma dinâmica de grupo e quem passar vai fazer parte de um painel de negócios. Por fim, os finalistas serão entrevistados por executivos do Santander.

Quem tem chances de se destacar

O alinhamento comportamental e identificação com a cultura do banco são aspectos cruciais para quem quer se dar bem na seleção, segundo Vanessa.

“Procuramos jovens com garra, curiosos, que saibam fazer perguntas, questionar”, diz a VP de RH do Santander. A capacidade de ler cenários e de influenciar pessoas é igualmente importante, assim como valores éticos. “O perfil é de alguém que seja confiável e que saiba colocar a verdade sobre a mesa”, diz ela.

Características ligadas ao empreendedorismo são muito bem-vindas, segundo Vanessa. “É muito possível ser empreendedor dentro de um banco, sobretudo, na forma de fazer, na construção do trabalho”, explica.

A dica que ela dá aos interessados é que conheçam mais sobre a história do banco. “Por meio de redes sociais, do site, sugiro que entendam a história do banco que começou lá em 1857 na cidade chamada Santander. É uma história muito bacana de conquista e o jovem deve ver se combina com ele”, diz.

fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/depois-de-7-anos-sem-trainee-santander-lanca-novo-programa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *