Ator Domingos Montagner será homenageado no Altar dos Mortos do Memorial

 

O Memorial da América Latina acompanha todos os anos a tradição mexicana do Altar dos Mortos, que celebra a data homenageando ilustres falecidos.  Em parceria com o Consulado do México em São Paulo, este ano, o Altar dos Mortos ganha espaço exclusivo, anexo ao Pavilhão da Criatividade. E, em vez de um, serão dois os homenageados de 2016: o ator brasileiro Domingos Montagner, tragicamente desaparecido no Rio São Francisco, e o cantor e compositor mexicano Juan Gabriel, ícone entre os mariachis de seu país, falecido em julho.

No México, diferentemente dos nossos usos e costumes, as pessoas não choram pelos parentes e amigos. Lá, reverenciam seus mortos com alegria. Vão de noite aos cemitérios entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, bebem, cantam, dançam. Celebram a data com o sentimento de que a morte é um prolongamento da vida. E quem, por qualquer razão, não vai ao cemitério, faz o seu próprio Altar dos Mortos em casa.

O Altar dos Mortos no Memorial da América Latina poderá ser visitado no Espaço Multiuso, anexo ao Pavilhão da Criatividade. No mesmo espaço também terá uma palestra sobre o significado da festa – declarada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade – e a exibição do filme “Festa no Céu”, animação dirigida por Jorge R. Gutierrez. Ainda haverá, na Praça da Sombra, uma feira gastronômica com comidas típicas mexicanas, artesanatos, atividades para crianças e concurso de fantasias. Os eventos acontecem nos dias 29 e 30 de outubro, das 11h às 20h, com entrada gratuita pelos portões 8, 9 e 12.

Serviço:

Festa do Dia dos Mortos

Data: 29 e 30 de outubro (sábado e domingo)

Horário: das 12h às 20h

Local: Praça das Sombras – Memorial da América Latina

Estacionamento: Portões 4, 8 e 15 (pago)

Bicicletário: ao lado do portão 9

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *