Prefeitura de São Paulo antecipa início de vacinação para novo grupo de idosos para este sábado (27)

A Prefeitura de São Paulo anunciou que vai antecipar a vacinação contra a Covid-19 para idosos com idades entre 80 a 84 anos para o próximo sábado (27), dois dias antes da data inicialmente anunciada.
A vacinação será feita nos cinco pontos de drive-thru, que abrirão para início da campanha, e nas 82 AMAs que funcionam aos sábados.
A partir da próxima segunda-feira (1), as doses do imumizante estarão disponíveis para esse público em todos os postos de saúde da cidade.
De acordo com a prefeitura, há mais de 140 mil idosos nessa faixa etária na cidade.
Desta forma, a gestão Bruno Covas (PSDB|) novamente se antecipa novamente ao governo do estado na vacinação dos idosos. Já que havia adiantado a vacinação de idosos com idsdes entre  85 a 89 anos no dia 11 de fevereiro.
Além disso, o poder público municipal determinou que os paulistanos com mais de 90 anos começassem a ser vacinados no último dia 5, três dias antes do programado pelo governo estadual.
Uma análise de dados  referentes aos óbitos por Covid-19 na cidade, revelou que 45,9% dos idosos com mais de 75 anos que são internados por causa da doença acabam morrendo. “Por isso a estratégia em buscar a vacinação dessa faixa etária de forma prioritária. É a população mais atingida”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
A partir da próxima segunda-feira(1), também começarão a ser vacinados nas UBSs da cidade os profissionais de saúde autônomos com idades entre 55 e 59 anos.
A Prefeitura tambémapresentou dados da fase 3 do inquérito sorológico feito na capital em 2021. O levantamento testou 1.745 paulistanos com mais de 18 anos, em todas as regiões da cidade, até 4 de fevereiro, e mostrou um aumento da prevalência de contaminados pela Covid-19 na cidade, com estimativa de 16,3% de infectados. Na fase 2, essa taxa era de 13,9%.
A zona leste é a região com maior incidência da doença, onde 22,9% dos habitantes já foi contaminado pela Covid-19.Em seguida vem a zona sul, com 16,4% de contaminados, seguida pela zona norte (12,3%), centro-oeste (13,2%) e a região sudeste (11,8%), que reúne bairros com Vila Mariana, Ipiranga e Vila Prudente.
Regiões com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo tem maiores índices de incidência da doença, com 20,5%, praticamente o dobro do registrado nas regiões de IDH mais alto, em que a taxa de infectados cai a 10,5%.
A fase 3 do inquérito revelou ainda o aumento do percentual de doentes assintomáticos. Segundo o estudo, 43% dos paulistanos que tiveram Covid-19 ficaram assintomáticos. No início do ano, na fase 1 da pesquisa, esse índice era de 29,2%.
Até a última quinta-feira (24), a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede municipal destinados a pacientes com Covid, estava em 72%. Já na rede particular da cidade, a taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 70%.

Confira onde se vacinar

Drive-thrus (segunda a sexta, 8h às 17h)*:

Estádio do Pacaembu – praça Charles Miller – Pacaembu (zona oeste);
Neo Química Arena Corinthians – av. Miguel Ignácio Curi, 111 – Itaquera (zona leste);
Autódromo de Interlagos – av. Jacinto Júlio – Portão 9 KRF – Interlagos (zona sul);
Centro de Exposições do Anhembi – rua Olavo Fontoura – Portão 38 – Santana (zona norte);
Igreja Boas Novas, na Vila Prudente – rua Marechal Malet, 611 – Vila Prudente (zona leste).

Centro-Escolas (segunda a sexta, 7h às 19h):

Barra Funda – av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283 – Barra Funda (zona oeste)
Geraldo de Paula Souza – av. Dr. Arnaldo, 925 – Sumaré (centro)
Samuel Barnsley Pessoa – av. Vital Brasil, 1.490 – Butantã (zona oeste)

468 UBSs/AMAs Integradas:

Veja como achar a mais próxima no ttps://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/​

  • os drive thrus funcionarão neste sábado (27), para início da campanha de vacinação de idosos com 80 a 84 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *